Pirâmide Financeira

Nessa época que vivemos a sociedade brasileira mostra ser direcionada para o compartilhamento de informações, com espírito empreendedor e dinheiro no bolso, esse cenário, torna favorável o aparecimento de diversos negócios e oportunistas que se fazem passar por empresas de MMN, mas oque na verdade, não passam de golpes contra a economia popular, são essas as chamadas Pirâmides.
Gerando assim uma certa confusão na sociedade, as pessoas não sabem a diferença entre uma pirâmide e uma empresa de Marketing de Rede Legítima, acontece que vemos pessoas defendendo esquemas de pirâmides com convicção, e também vemos pessoas acusando empresas Legítimas de MMN, de serem Pirâmide Financeira.

A Estrutura Piramidal 

A confusão acontece pois o MMN possui sua estrutura geométrica que se parece com uma pirâmide, mas vale lembrar que toda a estrutura empresarial, corporativa, possui o formato igual. No exemplo ao lado é ilustrado uma estrutura de uma "rede" de igrejas. A Pirâmide Financeira não quebra por estar em estrutura piramidal
ela quebra por não existir outra fonte de renda, que não seja a entrada de novas pessoas.

O Produto do MMN

Quando ainda existe um produto e mesmo assim ela é realmente uma Pirâmide Financeira e não MMN Legítimo, é porque o fluxo do produtos indo ao mercado é insatisfatório, devido ao baixo índice de satisfação de preço pago e consumo adquirido pelo cliente final. Quando falamos de investimento, é mais difícil diferenciar, devido a ser necessário saber mais afundo aonde a empresa está aplicando o dinheiro que você investiu nela. Ou seja a empresa precisa faturar com o seu investimento e dar um retorno a você.

É fundamental, portanto, enxergar essa diferença para não cair em golpes mascarados de MMN, e para poder falar sempre com propriedade elevada sobre o assunto.

A Origem da Pirâmide

O que tanto é chamado de pirâmide no Brasil, na realidade é o famoso esquema Ponzi criado por Charles Ponzi, em 1920, que é mais antigo que o Marketing Multinível. Um dos maiores casos, o mais impactante em valores financeiros, é o de Bernard Madoff, em Wall Street cujo esquema atingiu a marca de US$ 65 bilhões. No nosso País  teve alguns acontecimentos semelhantes, mostrando que, mesmo não sendo nenhuma novidade, esses tipos de golpes ainda conseguem atingir inúmeras pessoas.

Mas por que é Ilegal?

Como já dito, a forma geométrica do negócio, não é o que caracteriza uma pirâmide. No MMN de fato você também vai colocar outras pessoas, e estas chamarão outras, dando ao negócio uma forma triangular que poderá comportar centenas de pessoas.
O que torna a "pirâmide" um negócio ilegal é a origem do dinheiro pago, que sustenta esse negócio. As Pirâmides Financeiras são empreendimentos que sempre vão prometer ganhos de forma rápido, sem comprovação de investimento, sem produtos e sem serviços úteis.
No final, trata-se somente de dinheiro circulando, sem a troca por um produto ou serviço que seja realmente útil, tanto para quem se associa no negócio como para quem está de fora como consumidor final.

Ainda ficou com dúvidas? 

Assista esse vídeo e cadastre-se para receber mais informações.